terça-feira, 23 de abril de 2013

Vikings (2013)

Karina Pimenta


Quando pensamos em History Channel, nos é familiar lembrar de documentários puramente baseados em fatos legítimos, recheado de detalhes e fatos históricos, com uma terceira pessoa narrando a linha do tempo. Tudo bem, também tem aquele programa absurdo dos Aliens, não lembro o nome, é super engraçado, mesmo não querendo ser. Mas o canal apostou diferente desta vez ao produzir um novo show com estrutura de seriado, com diversos episódios construindo temporadas. O mais relevante foi o tema, a propósito, uma bela escolha da produtora: "Vikings" estreou em abril desse ano e, com apenas alguns episódios lançados, já teve sua segunda temporada (dez episódios) confirmada para o próximo ano.


Ao contrário do que algumas pessoas comentam, eu não sou do time que acredita que o seriado só vem fazendo sucesso por conta da fama de Game of Thrones. Eu concordo que Vikings seja épico, tenha muitas cenas de luta, de guerras, tenha cenários e caracterizações de época mas, ao contrário de GoT, é baseado na história de um personagem que existiu, o lendário Ragnar Lodbrock (ou Lothbrock, depende da referência). A cultura da civilização viking é ícone de fascinação e/ou curiosidade para muitas pessoas, como pode ser constatado pelo sucesso do escritor Bernard Cornwell, que consegue escrever tantos livros épicos que se tornam best seller, como os da coleção Crônicas Saxônicas. Além disso existem diversos games inspirados no líder Ragnar, como Civilization III e IV e Medieval Total War.


A produção do programa é excelente, mesmo sendo o primeiro ficcional do History Channel. Eu não estava esperando muita qualidade, mas o seriado fala por si. Uma boa história, simples, mas bem construída, com atores desconhecidos que cumprem muito bem o seu papel. Ragnar Lodbrock é interpretado por Travis Fimmel (modelo australiano) e, na trama, Ragnar mora com sua família em um sítio e também é um audacioso guerreiro. Decide ir contra o senso comum ao explorar o desconhecido Oeste, na direção da Inglaterra. Ele é casado com Lagertha (Katheryn Winnick, canadense conhecida por Bones), e tem um irmão, Rollo, (Clive Standen, ator inglês, fez o irmão de Robin Hood) ambos com papéis muito importantes na história viking. O ator mais conhecido do seriado com certeza é Gabriel Byrne (Usual Suspects, Stigmata), que faz o papel de Earl Haraldson, líder viking inimigo das proezas e Ragnar.


Como era de se esperar de um seriado que já iniciou com a premissa ficcional, muitos fatos históricos são apresentados de forma ilegítima. Entretanto, existe também muita informação interessante sobre os costumes da civilização, como a religião e sacrifícios humanos, a navegação e seus barcos velozes que são fortes o suficiente para cruzar o mar, a violência dos atentados, os massacres, etc. Vale muito a pena se você estiver disposto a encarar como entretenimento! Domingo que vem é o último episódio da primeira temporada e, só para desabafar, estou esperando ansiosamente, muito mais do que GoT.


2 comentários:

  1. " Tudo bem, também tem aquele programa absurdo dos Aliens, não lembro o nome, é super engraçado, mesmo não querendo ser." auheueahuaheuhae
    Alienígenas do Passado.

    Ka, adorei! Fiquei com vontade de ver :)
    Acho só que vc errou a data no título. Não seria 2013?

    ResponderExcluir
  2. Você também assiste o programa dos aliens? hahahaha!
    Valeu pela observação do ano de 2013! Já mudei! Bjos!

    ResponderExcluir