domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fullmetal Alchemist (2003-2004)

Karina Pimenta


Para quem não é muito familizarizado dentro do vasto mundo dos animes, como eu, e gostaria de conhecer um muito intrigante, uma dica é Fullmetal Alchemist. Fullmetal Alchemist é um seriado/anime adaptado de uma série de mangás, com uma temporada de 51 episódios, cada um com aproximadamente 30 minutos de duração. Não se engane pensando que esse é mais um desenho japonês para crianças.

Imagine um mundo em que a alquimia é possível. Imagine pessoas que a estudam e a praticam. Neste universo, a alquimia é uma ciência, a mais avançada técnica científica, portanto, como toda ciência, tem regras que devem ser estritamente seguidas. Com a alquimia, é possível combinar uma variedade de materiais em estado bruto e transformá-los um objeto específico, colocando em prática o ideal que permeia toda a saga: o conceito da troca equivalente. De acordo com tais princípios, é possível obter qualquer objeto de desejo, contanto que seja pago o valor equivalente nessa troca. 

Alphonse e Edward são irmãos que, logo no início do anime, sofrem com a perda da mãe e se vêem órfãos. Sem pai, e totalmente sozinhos, buscam na alquimia uma alternativa para reavivá-la. Na teoria, como o corpo humano é formado por diversos elementos químicos, seria possível reconstituí-lo ao misturar os ingredientes nas devidas proporções. Entretanto, a transmutação em humanos é uma técnica proibida pelas leis que regem a alquimia. Como a graça de uma boa história é ver o circo pegar fogo, é claro que eles desconsideram esta informação e continuam o procedimento de trazê-la de volta à vida, e complementam o processo utilizando uma gota do próprio sangue para inserir informações genéticas à receita. 


Círculo de transmutação para realizar alquimia

Como esperado, eles falham, e o resultado é assombroso. Afinal, não é possível gerar uma vida utilizando matéria morta. Na troca equivalente pela vida da mãe, eles obtém um corpo sem alma, uma massa escura, medonha. O pior é que os ingredientes empregados não foram suficientes, e o preço a ser pago nesses casos é muito caro: a troca consumiu todo o corpo do irmão mais novo, enquanto o mais velho perdeu sua perna esquerda. No desespero, e assustado por ter perdido tanto seu irmão quanto sua mãe, Edward sacrifica o seu braço esquerdo para selar a alma do irmão pequeno em uma armadura, o primeiro objeto que viu em sua frente. E este é só o primeiro episódio!

Braço mecânico de Edward

Grandiosas cenas de explosões, muitas cenas de lutas, e a velha conhecida dualidade O Bem contra o Mal são parte da fórmula convencional, daquela receita que dá certo tanto para filmes como para animações. Neste caso, esta estrutura convive de forma harmoniosa ao lado de uma discussão intrigante sobre a ética dentro da ciência e, ao mesmo tempo, da religião. Qual o limite da sensatez na realização de experimentos com humanos? Ou mesmo: É possível um 'pastor' comandar toda uma cidade? Por que as pessoas se tornam tão vulneráveis e chegam ao ponto de obedecer, simplesmente? Qual teor de sofrimento deve ser atingido para cegar um indivíduo mentalmente?

Achei interessantíssima a crítica a estas entidades, sendo que os acontecimentos dão chance para o telespectador pensar a respeito. De uma maneira elegante, esse anime é capaz de passar uma mensagem madura empregando uma abordagem tranquila, com cenários bonitos e iluminados e ainda agrega tiradas bem-humoradas com personagens muito carismáticos. Super recomendado!

3 comentários:

  1. Uma vez tentando pesquisar um pouco sobre símbolos presentes na alquimia, achei ter visto esse símbolo presente no anime. Infelizmente nunca mais consegui encontrar a fonte em que o vi. A alquimia é um tema bem interessante. Fiquei curioso por ver o anime. Você o assistiu inteiro ou começou a vê-lo e quis compartilhar dos seus sentimentos com estes leitores que te leem? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti inteiro já faz um tempo, uns seis anos. Ganhei os dvds de uma conhecida e vi tudo sem parar! Lembrei do assunto porque a yasmin encontrou esses dvds em casa e comecou a ver. Ela está curtindo mto.

      Excluir
  2. uns dos melhores animes que ja assistir sem duvidas e a alquimia é um assunto interessantissimo no ponto de vista.

    ResponderExcluir