domingo, 24 de março de 2013

Cosmos, Carl Sagan (1980)

Karina Pimenta

Na faculdade eu tive o prazer de ter um professor maravilhoso, tanto como pessoa quanto como profissional. Em uma oportunidade, estive presente em uma palestra de química para um grupo de alunos do ensino médio. O Dr. Edvaldo Sabadini discursou sobre a dimensão microscópica do universo dos átomos, dos elétrons, dentre outras partículas, que são basicamente o material de estudo dos alunos de química. Também ressaltou a árdua tarefa de tentar compreender esse mundo tão pequeno em tamanho e, de uma maneira muito inteligente, o professor equiparou o grau de dificuldade do mundo infinitesimal com medidas imensas como o universo. Para finalizar, apresentou um episódio do DVD Cosmos (1980), de Carl Sagan que foi tido como inédito para o conjunto dos alunos, nascidos por volta do ano de 95. Foi assim que eu relembrei daquela série antiga, quando eu era criança demais para entender o que se passava no programa.

Acho que é válido eu esclarecer que eu não entendo praticamente nada de astronomia. Eu gosto do assunto, mas não sei explicar detalhadamente absolutamente nada. Às vezes eu tento, mas sempre fico com uma dúvida aqui ou ali. A título de curiosidade, comecei a assistir alguns episódios da série Mistérios do Universo, com Morgan Freeman, também um ou outro da série Wonders of Universe, ambos da BBC e, é claro, os episódios de Cosmos.
Carl Sagan
Cosmos é um livro da autoria de Carl Sagan (1943-1996), e foi lançado em 1980. Recheado de ilustrações, aborda em 13 capítulos diversos assuntos relacionados à ciência e civilizações. Carl Sagan transmite tópicos científicos de elevada complexidade na forma de uma agradável leitura, como se ele estivesse conversando com o leitor. O livro fala de curiosidades históricas sobre filósofos, e introduz suas contribuições relacionando-as com a ciência moderna.

O sucesso rendeu ao autor o prêmio Hugo Award for Best Non-Fiction Book. A série de televisão Cosmos, que conta com a participação do autor, contribuiu para a sua divulgação e transformou a obra em um best seller, sendo o primeiro livro de ciências a vender mais de meio milhão de exemplares antes de ter sido traduzido para outros idiomas. No final daquela década, Stephen Hawking bateu o recorde de vendas de Carl Sagan ao lançar o livro Uma Breve História no Tempo.

Box de DVD's Cosmos
Eu assisti aos episódios da TV recentemente e notei que, na série Cosmos, temos uma outra noção de tempo, bem diferente dos documentários que vemos passando hoje em dia. A informação é a mesma, entretanto, sem aquele monte de imagens e fotos rápidas, música acelerada. Esse ponto de vista é bem interessante porque pode ser uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que os conceitos são apresentados de uma forma mais lenta e não são vomitados no telespectador, algumas pessoas podem se entediar. Não é cansativo de jeito nenhum, é calmo, devagar.

A começar pela música, em Cosmos temos uma bem escolhida seleção de clássicos! E podemos chamar cada episódio de aula, porque Carl Sagan segue um modelo para seu show que se inicia com um exemplo prático, um assunto palpável e relacionado com o dia-a-dia. Em seguida, entra com a matéria propriamente dita, emprega vídeos e animações para auxiliar na explicação (mas não esperem muito das animações da década de 80). E, para finalizar, volta aos exemplos e encerra o assunto. 

A didática é tamanha que Carl Sagan consegue explicar de forma muito simples como descobriram que a Terra é redonda em poucos minutos. Um outro exemplo é o calendário cósmico, onde a idade do Universo, 13.7 bilhões de anos, é dividida em 12 meses, começando em janeiro, com o Big Bang, terminando nos últimos segundo de dezembro, com o aparecimento do homem. A revista Superinteressante, dentre diversas fontes online, adoram usar essa figura. Já viram? É batido, mas funciona! E Carl Sagan é tido como aquele que popularizou o calendário cósmico, buscando contextualizar a vasta idade do universo.

Calendário cósmico (Fonte: Wikipedia)
Gostei muito, principalmente porque o conteúdo não fica preso somente em astronomia, mas relaciona-se também com biologia, por exemplo. E dá para sentir, a cada palavra, a paixão que Carl Sagan sente pelo seu trabalho, dentro de cada episódio. Posso dizer, orgulhosa, que aprendi com ele como somos ao mesmo tempo insignificantes em massa mas, ao mesmo tempo, muito importantes para a nossa própria compreensão. Deixo a dica para vocês!

3 comentários:

  1. Muito legal a figura do calendário cósmico! :D

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o titulo da materia, pensei que tinha sido o Danilo a ter escrito o post. Foi uma grata surpresa ver que a Karina teve tanta desenvoltura pra falar sobre Cosmos. Ja to a fim de ver esse documentario/serie :-)

    ResponderExcluir
  3. Assiste sim!!! É muito bacana! Eu não falei no texto, na verdade eu esqueci.. heheh.. mas ele dá sua opinião com respeito a vida extraterrestre!!

    ResponderExcluir