sexta-feira, 8 de março de 2013

Pérolas perdidas dos anos 80


Se existe um tempo que ficou marcado com carinho nas memórias de quem o viveu (e, em muitos casos, mesmo de quem nasceu depois) foi a década de 80. A produção cultural daquela época foi intensa. Na música, o pós-punk e a new wave dominavam, mas além desses inúmeros outros gêneros e estilos se criaram e/ou se estabeleceram, como a NWOBHM, o Thrash  Metal e o Hip-Hop. Os quadrinhos acabaram por se tornar "coisa séria", principalmente por causa dos trabalhos de Alan Moore, Neil Gaiman e Frank Miller. E no cinema foi um festival de filmes que hoje consideramos clássicos. Os Indiana Jones, os De volta para o futuro, Os Goonies, dois filmes da série Star Wars, E.T., filmes do Stallone e do Scharzenneger, Curtindo a vida adoidado... se você parar para pensar em títulos de filmes que ama daquela década não vai conseguir mais parar, são dezenas. 
Assim, não é de se espantar que alguns bons títulos tenham caido no limbo do esquecimento. Resolvi destacar aqui alguns destes que acho que merecem ser lembrados ou conhecidos pelas gerações mais novas.

Viagem ao mundo do sonhos (Explorers, 1985). Desta lista acredito ser o mais "esquecido". Dirigido por Joe Dante, um dos maiores diretores do cinema infanto-juvenil/aventura light que Hollywood já teve (são dele, por exemplo, os dois Gremmlins, Loucademia de Polícia e Meus vizinhos são um Terror), o filme trás em seu elenco dois jovens que seriam grandes estrelas, Ethan Hawk e River Phoenix. É interessante que neste filme Phoenix faz papel de nerd-meio gordinho-esquisitão que fica muito longe dos papeis de galã bad boy que ele logo assumiria em sua carreira (curta, infelizmente).
A história gira em torno de três garotos que passam a ter sonhos recorrentes e à partir de um diagrama visto acabam por criar um campo de força controlável por computador. Com esse campo de força eles acabam por construir uma pequena nave e vão de encontro aos seres que lhes enviavam os sonhos. Sci-fi juvenil das melhores!

Viagem Insólita (Innerspace, 1987) Mais um filme de Joe Dante na lista. Este filme revisita conceitos do clássico Viagem Fantástica (Fantastic Voyage, 1966), porém adicionando novos e interessantes elementos. Neste filme Dennis Quaid é um piloto de caças envolvido em um projeto ultra-secreto de miniaturização. Seu personagem é colocado dentro de um submarino e diminuído para ser injetado em um coelho, como teste. Terroristas invadem o laboratório justo nessa hora e ele acaba indo parar no corpo de um neurótico caixa de supermercado.  Ao contrário do filme mais antigo, Viagem Insólita é mais voltado para a comédia e tem até alguma influência de filmes de espionagem como os do 007. Um dos bandidos, com sua mão mecânica, poderia muito bem ter saído da galeria de vilões do famoso agente britânico.
O filme dosa bem essas diversas facetas e é divertidíssimo do começo ao fim. 

O milagre veio do espaço (Batteries not Included, 1987). Uma pequena obra prima. Moradores de um prédio que resiste bravamente à especulação imobiliária recebem a visita de um casal de discos-voadores. Sim, isso mesmo, um casal. Tais discos-voadores são uma mistura de nave espacial com robôs. O filme transita entre o sci-fi e a comédia, fazendo um tipo de aventura light que não existe mais nos dias de hoje. Impossível não sentir uma empatia enorme por todos os moradores do prédio, do casal de velhinhos que tem uma lanchonete à um ex-boxeador aposentado, passando pela futura mãe solteira e pelo jovem pintor. E claro, pelos simpáticos visitantes alienígenas, que mudam completamente o destino de todos aqueles com quem interagem.





Uma noite de aventuras (Adventures in babysitting, 1987). Re-assisti esses dias. Na verdade é super inverossímil e bobo, mas sua inocência e despretensão fazem parte do charme. A história é super simples. Uma babá recebe um apelo desesperado de uma amiga para que a busque na rodoviária e, vendo-se sem outra opção, acaba levando as crianças junto com ela. Claro que o que era pra ser uma simples carona acaba dando errado e, parafraseando o locutor dos comerciais da Sessão da Tarde, essa "turminha se mete em altas confusões". 


Se lembra de mais alguma pérola dos anos 80? Compartilhe aqui nos comentários!

3 comentários:

  1. Tem a franquia "Ferias frustradas", com o Chevy Chase como protagonista. Sao 5 filmes no total, mas 3 deles foram feitos na decada de 80. Um classico tambem.
    Tambem tem "O ultimo americano virgem", de 1982. Eu me lembro de ser um filme bem tonto e tem um protagonista loser. Mas eu gostava de assistir.
    Nao poderia deixar de comentar sobre a franquia de "A hora do pesadelo", que teve ate um remake do primeiro filme em 2010.Infelizmente o remake nao teve o mesmo brilho do primeiro filme, mas essa serie eh classica e sempre merece ser mencionada.

    ResponderExcluir