quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cine 2012


Em 2012 adquiri um novo hábito, assistir filmes antigos clássicos. Não que eu não curtisse esse tipo de filme antes, mas minha curiosidade por eles se tornou mais aguçada neste ano. Assim conferi um monte de velharia, principalmente produções dos anos 50, 60 e 70. Também procurei terminar de conhecer filmografias de grandes diretores, como David Cronenberg e Stanley Kubrick. Tirei o atraso de muita coisa. Tanto que nem sei dizer muito sobre produções lançadas (no Brasil) neste ano. Mas destaco aqui três filmes que vi no cinema e curti muito neste ano que recém terminou.

Looper - Taí a grande surpresa do ano. Até o filme entrar em cartaz eu não tinha ouvido falar nada sobre ele. E nem ia assisti-lo, mas as excelentes críticas acabaram me levando para o cinema. E que ótimo filme! Ficção científica, ação e aventura de primeira. Acho que é o melhor filme neste gênero desde o primeiro Matrix. A história é uma mistura de Exterminador do Futuro com De Volta para o Futuro, com alguma pitada de X-Men ou Scanners, se preferir.
Claro, como toda a história envolvendo viagens no tempo o roteiro mostra algumas incongruências lógicas. Na verdade este filme tem uma das cronologias mais bagunçadas em filmes do gênero. Entretanto, descontando-se a "ciência" da coisa, o roteiro é ótimo. O anti-herói Joe, vivido por Joseph Gordon-Levitt e por Bruce Willis é pouco comum nos filmes atuais. Drogado, egoísta e sem nenhuma moral, Joe é um assassino por natureza e tem atitudes totalmente reprováveis durante a história. Ainda assim o filme é tão intrigante que é impossível não torcer por ele. 
Ainda falando do personagem, a maquiagem que tenta transformar Joseph Gordon-Levitt em uma versão jovem de Bruce Willis é ótima, mas é a interpretação do ator que faz com que você acredite nisso. Joseph trás para o personagem olhares e trejeitos típicos do ator veterano e mesmo sabendo como era o astro de Duro de Matar a 30 anos atrás não fica tão difícil relacionar os dois atores ao mesmo personagem.
O terceiro ato do filme trás uma adição inesperada e muito eficiente à trama, fazendo com que o enredo ganhe um colorido a mais, sem ser apenas uma história de caçada.
Um filme que não é adaptação de nada, continuação e nem remake, com um personagem principal mau caráter e uma história original e corajosa. Espero que seja um caminho que Hollywood volte a trilhar em 2013.

Os Homens que não amavam as mulheres - sobre esse eu já havia falado AQUI. Adorei esse filme! Re-assisti no Cine Torrent esses dias e continuo mantendo minhas impressões sobre ele. Filmaço!

Ted - Quando ouvi as primeiras notícias sobre esse filme já me interessei. Tudo por causa de um nome, Seth MacFarlane, o criador dos desenhos Family Guy, The Cleveland Show e American Dad. Considero esse cara um gênio da comédia. Enquanto no Brasil temos imbecis como Rafinha Bastos e Danilo Gentilli que acham que humor politicamente incorreto é simplesmente agredir alguém, MacFarlane constrói piadas e situações incorretas de forma genial, mostrando através do absurdo que os zoados são as próprias maiorias que estão fazendo a piada. 
O filme é uma coleção de situações incrivelmente hilárias, misturando vários tipos de humor, do físico ao non-sense, costurados por uma boa história. Fazia uns bons anos que eu não gostava tanto de uma comédia como esta. 


Sim, também assisti e curti O Cavaleiro das Trevas Ressurge, O Hobbit e Os Vingadores. Bons filmes, mas em todos achei algumas ressalvas, defeitinhos, que me fizeram não coloca-los no Hall dos grandes filmes da minha vida. Foram ótimos passatempos, gostei muito de te-los visto, mas em todos houveram detalhes que me incomodaram bastante. O plano sem sentido do Bane no filme do Batman, a direção confusa e os exageros de Peter Jackson no Hobbit e o roteiro mal amarrado (e até meio bobo) d'Os Vingadores, são exemplos dos problemas destes filmes.

Pra fechar, não posso deixar de falar da maior decepção de todas, Prometheus. Era o filme mais aguardado do ano para mim. Ridley Scott fazendo ficção científica já tinha gerado dois dos maiores clássicos da história do gênero, Blade Runner e Alien. E era justamente ao universo do Alien para onde o diretor estava voltando. Teoricamente ele ia contar a história do Space Jocker que a tripulação da Nostromo havia encontrado no filme de 1979. Ansiei pelo filme desde que foi dada a primeira notícia sobre ele. Quando soltaram o primeiro TEASER minha mente praticamente explodiu! Devo ter assistido a ele pelo menos umas 20 vezes. E pra quê? Filme sem pé nem cabeça, com os personagens mais rasos possíveis, situações absurdas e roteiro furreca e confuso. Acho que até as porcarias dos Alien Vs Predador são melhores do que esse troço. Triste demais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário